[GTER] P2P e IPv6

Adailton Silva adailton at icomnet.com.br
Wed Apr 9 02:37:01 -03 2003

Não, não exitste nada melhor. As tecnologias são exatamente as mesmas, mas
com algumas facilidades a mais (em QoS fim-a-fim não é preciso "gambiarra"
entre IP Precedence e DSCP, que são incompatíveis).

Em v6 o campo que está sendo utilizado para QoS (Differentiated Services) é
o "Traffic Class".

http://www.ietf.org/rfc/rfc2474
RFC 2474, Definition of the Differentiated Services Field (DS Field) in the
IPv4 and IPv6 Headers

Em relação à implementação de QoS IPv6, pelo menos estes dizem que implentam:

Cisco:
http://www.cisco.com/en/US/products/sw/iosswrel/ps1835/products_configuration_guide_chapter09186a00800bd9ed.html

Juniper :
http://www.juniper.net/products/ip_infrastructure/junos/105012.pdf

Creio que outros fabricantes também devem implementar...

Sds,
Adailton