[GTER] Porta do Kazaa Ligth

Rubens Kuhl Jr. rubens at email.com
Fri Apr 4 08:58:01 -03 2003

| Mais ou menos.  Ao pegar um video com p2p, voce também está se tornando
| um "produtor".  A grande vantagem do p2p em relação ao http é essa: Voce
| pega de quem estiver livre primeiro, em qualquer canto do mundo.

Isso é a teoria... na prática eu percebi diversos fatores que diminuem o
número de produtores(ou melhor, a capacidade de upload da população de
produtores):
- A banda assimétrica de sistemas ADSL
- Os usuários que atrás de firewall/NAT não conseguem aceitar conexões
inbound
- Os usuários que desligam uploads para não atrapalhar os downloads (nem
todo mundo sabe que basta limitar o upload a 80% da banda de uplink)
- Os usuários que além de p2p usam a outra killer-app de broadband, gaming
- Os usuários que tem HDs pequenos, e só compartilham grandes arquivos por
tempo limitado, movendo-os para mídia removível
- Os usuários que são simplesmente fominhas

| Vou confessar: Sou usuário de p2p.  Não assino DSL para isso, mas já que
| tenho DSL, por que não usar?   Já tá pago mesmo...   ;-)

E você acha que eu tirei essas conclusões sobre p2p como ?
(a) Estava fazendo um trabalho acadêmico e depois joguei fora todos os
arquivos que peguei
(b) Estava aumentando minha coleção de audio/vídeo MPEG
(c) Estava a serviço da RIAA e da ABPD

Rubens