[GTER] Linux e Mac proibidos na StarOne

Andre-Gustavo Albuquerque gustavoa at nortelnetworks.com
Tue Sep 24 09:35:01 -03 2002

  Eu não disse, em momento algum, que o acordão era
desfavorável às Teles. Afirmo agora que ele é desfavorável,
sim, à algumas Teles, por motivos que vc mesmo delineou
abaixo.

> Alguns motivos de porque as teles querem provedores como
> parte do modelo de acesso broadband:
> 1. Os usuários mais motivados a procurarem acesso
> rápido/dedicado são os mais antigos, e que portanto fazem
> parte da carteira de clientes do provedor dial; a conversão
> desses assinantes é de grande interesse da tele. Para que
> o provedor se interesse em participar desse processo, a tele
> precisa fazer com que ele tenha "a piece of the action". No
> caso de grandes provedores, o mesmo raciocínio se aplica para
> que a tele se beneficie de seus investimentos em marketing.

  Com certeza a parceria com o provedor auxilia nisso,
mas conheço muita gente que não toma isso como único
parâmetro.

> 2. Suporte ao usuário de um serviço tecnologicamente
> complexo é algo custoso; que o provedor cuide disso e dê a
> cara para bater...

  Essa foi boa... A situação em SP pode ser diferente, mas
suporte à usuário dos serviços broadband do velox e virtua
aqui no Rio, segundo depoimento de usuários nas listas
especializadas, não é nada bom. É um jogo de empurra... O
Velox usa o servidor RADIUS do ISP, qualquer coisa diferente
de autenticação, vai pro suporte Telemar... O Virtua, nem isso...
Tem amigo meu que acessa sem provedor, parece não haver
restrições...

> 3. Todas as incumbents tem controle acionário de provedores,
> e privilegiar alguns em detrimento de outros daria margem a
> ações de defesa econômica.

  Sim, bem sei disso... Vc liga pro Call Center e tem que
ser enfático que quer o provedor X, porque o pessoal insiste
que é mais simples redirecionar pro ramal do provedor deles.

> 4. Como a Anatel defende a idéia da Internet como SVA, as
> teles dizem que apoiam e ganham pontos de bom relacionamento
> com a Anatel. Se essa visão ou regulamentação fosse contrária
> aos interesses das teles, elas já estariam na justiça contra
> a Anatel, como fazem e fizeram em outras questões.

  Pois é... Mas não acho que não haja uma visão contrária, acho
que há um consenso de que não vale à pena mudar o que está,
talvez para deixar atritos para questões maiores com a anatel.

  Gustavo Albuquerque