[GTER] RES: [GTER] Re: [GTER] Notas aleatórias sobre RFC 3271,reuniões do GT-ER e SPAM

Jeronimo de A Barros jero at i2.com.br
Fri May 3 16:54:00 -03 2002

Oi...

	Fabio, em relacao `a empresa, tudo que estiver na politica de uso
dos recursos da empresa pode ser aplicado. No servidor da minha empresa,
onde fui eu que montei a maquina, instalei, preparei, configurei etc. tem
diversos dominios e IPs que sao sumariamente barrados ou por serem de
spammers convictos ou por serem de redes onde boa parte do trafego e' spam
(desnecessario citar nomes). Se algum spammer tiver a cara-de-pau de me
ligar falando que estou violando algum direito dele, vou rir na cara dele
e ate' o telefone dele entra na minha lista de deny.

	Ja' no servidor do nosso provedor a coisa e' diferente, nao posso
barrar ninguem, os usuarios sao orientados a utilizar ferramentas como o
MailWasher por exemplo ate' que eu termine uma ferramenta de deny
individual para cada usuario fazer sua propria lista.

	Acho que dizer que uma empresa, dentro de sua politica de uso, ou
um usuario de um provedor utilizando MailWasher ou outro mecanismo
qualquer para barrar SPAM esta' violando algum direito constitucional do
spammer nao leva em conta a privacidade da vitima.

	Como exemplo, suponhamos que uma pessoa qualquer pare no meio de
uma praca, suba em cima de um caixote e comece a falar que a epoca da
ditadura militar foi a melhor para o Brasil. Bom, eu rupiaria tal ideia na
hora, mas tambem teria de apoiar o direito que essa pessoa tem de dizer as
asneiras dela em um local publico (Descartes ?). Mas se esta mesma pessoa
tentasse entrar em minha casa para pregar sua verborreia iria levar com a
porta na cara porque estaria tentando ferir o meu direito `a privacidade.

	E' assim que eu vejo um spam, um cara tentando entrar em minha
casa a qualquer custo sem saber nem se importar se seu conteudo me
interessa, se me e' ofensivo, etc. Veja como exemplo os spams
pornograficos, que enviam milhares de mensagens, sucessivas vezes e sem
saber qual faixa etaria esta' atingindo. Quantos menores de idade,
criancas ate', nao devem estar recebendo toneladas de lixo pornografico
todos os dias ?...

	Ate' o momento, oque estou vendo e' ou que teremos o remedio
amargo da regulamentacao ou chegaremos a um ponto que so' aceitaremos
mensagens de remetentes "autenticados". :-/

Abracos, Jero