[GTER] Hierarquia NTP da RNP

adailton at icomnet.com.br adailton at icomnet.com.br
Tue Aug 13 10:23:00 -03 2002

... E para as áreas científica, acadêmica e de P&D, em julho de 2000 a Rede
Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ligada ao Ministério da Ciência e
Tecnologia e ao Ministério da Educação, implantou uma hierarquia completa NTP.
A hierarquia começa num Stratum 0 sediado em Brasília, um GPS de alta precisão
com antena outdoor com capacidade de sincronização por até 15 satélites.

A descrição completa do projeto se encontra em:
http://www.rnp.br/cais/ntp/index.html

e tem até manual de implementação:
http://www.rnp.br/cais/ntp/manual_ntp_v1a.pdf

O acesso ao servidor Stratum 1 é restrito/controlado, mas alguns servidores
Stratum 2 e 3 têm suas políticas de acesso aberta. A lista se encontra no link
abaixo:

Lista dos servidores NTP Stratum 2 no Brasil
http://www.rnp.br/cais/ntp/ntp_stratum2.html

Abs,
Adailton Silva