[GTER] assuntos para o GTER

Adriano Mauro Cansian adriano at unesp.br
Tue Apr 2 14:42:00 -03 2002

At 13:27 2/4/2002 -0300, Luiz Henrique wrote:

>Nao seria melhor bloquear todo o dominio e nao os IPs? Explico, se os
>spammers utilizam os varios provedores de e-mail gratuito como bol,
>hotmail e outros, ao se bloquear todos os @bol, @hotmail e etc, os
>usuarios licitos se sentiriam prejudicados e abondonariam esses servicos
>que nunca ou quase nunca controlam spam, com uma debandada forte de
>usuarios acho que eles passariam a controlar melhor o spam para terem
>novamente credibilidade junto aos proprios usuarios que sao os que
>sustentam esses servicos.

Por incrivel que pareça, estes provedores de e-mail grátis são os que têm a
menor incidência de spam. Por serem baseados em webmail, eles raramente tem
relays de SMTP abertos. O que acontece é que, na maioria dos casos, os
headers são falsificados e aparentam ser destes provedores. Nossa
estatística mostra que a maior incidência de spam no Brasil vem dos ADSLs.

-Adriano