[Eppnicbr] Dúvidas - Automatizando o shepp

Rodrigo Wustro Wertonge wertonge at terra.com.br
Wed Jul 25 15:03:21 BRT 2007

Oi a todos,

Bom, primeiramente gostaria de agradecer ao Eduardo que está me ajudando um monte, muitas dúvidas ele já me respondeu...

- Dentro da pasta:

usr/local/share/libepp_nicbr/templates

se encontram descritos em xml todos os comandos implementados pela biblioteca né?

Vou descrever o meu problema:
Tenho que criar uma interface com o usuário, ou seja, uma interface onde o mesmo verifica no servidor do Registro.br se determinado domínio está disponível. Se o domínio está disponível, o usuário pode registrar ele. Mas para registrar, deve-se efetuar um pagamento antes.

O que eu tenho que ter então é um programa que fica verificando se o pagamento já foi efetivado. Se sim, então o registro pode ser realizado. Dessa maneira, um "job" é colocado em uma fila de "jobs". Essa fila pode ser composta de vários tipos de "jobs", "job" para registro de dominio e para as demais funções do shepp. Ou seja, cada vez que um "job" da fila fosse lido, o shepp seria chamado automaticamente e realizaria a operação determinada pelo "job". Em outras palavras, eu queria que isso fosse feito sem q eu precisasse ficar digitando tudo manualmente no sheep.

O Eduardo sugeriu usar um arquivo contendo os comandos que eu quisesse que fossem executados. Eduardo, testei a tua dica e funcionou beleza, valeu ae. Mas mesmo assim eu ainda estou editando esses arquivos manualmente.

Outras dúvidas:

- Bom, de acordo com o meu problema descrito anteriormente e usando a dica do Eduardo de colocar os comandos do shepp dentro de um arquivo, eu teria que criar um programa que ficasse verificando cada "job" da fila, e então para cada "job" o programa iria criar um arquivo contendo os comandos necessários para a correta operação e depois apagar o arquivo criado, visto que cada operação é única para determinado usuário, seria isso?

Ou seja, aqui ainda estou criando os arquivos na mão, mas isso teria que ser feito de forma automatizada e o comando "cat nome_do_arquivo.txt | shepp" teria que ser chamado de forma automática também. Vou ter que ver
ainda como que é a sintaxe do "job" que é armazenado na fila. O problema vai ser fazer os comandos onde vários parâmetros precisam ser passados. Sendo assim, vou ter que ler esses parâmetros e colocá-los dentro do arquivo também junto com seus respectivos comandos. Um exemplo disso que estou falando seria o comando "contact create" que necessita de vários parâmetros.

- Outra coisa: não entendo muito de linux, estou aprendendo agora, mas ao executar no shell

shepp -help
usage: shepp [server[:port]] [-p passphrase]
          shepp -help

deu pra perceber que por linha de comando o sheep só aceita o servidor e a porta pare serem setados diretamente, é isso? O que significa a outra opção "[-p passphrase]"? Não existe realmente alguma maneira de "forçar" o sheep a aceitar comandos por linha de comando com seus respectivos parâmetros, como por exemplo:

shepp beta.regsitro.br:700 usuario tal, senha tal, connect, login e etc???

Ou seja, tudo o que eu precisasse fazer em uma única linha de comando??

- O Eduardo me falou do programa Expect para automatizar o shepp. Alguém já usou ele? Como que ele funciona? Em geral, dicas sobre ele. Dei uma procurada no google, mas ainda "peguei" muito o seu funcionamento.

Atenciosamente,

Rodrigo Wustro Wertonge.