[caiu] Assinador Desktop serpro

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi em gmail.com
Quarta Outubro 4 14:09:35 -03 2023

Nobre
Todos os passos da documentação (bastante pobre por sinal) foram seguidos e
re-tentados várias vezes. Já verificamos se havia bloqueio na rede, etc, e
não detectamos nada. Apenas esse endereço aí (que inclusive está orientado
na documentação a ser liberado) não funciona.

Interessante ainda notar que
"O Assinador fará uso de recursos on-line, como validação de listas de
certificados revogados por exemplo, por isso é necessário acesso à
internet. Se o ambiente de rede onde o Assinador está rodando possui
restrições, como *firewall* ou *proxy*, os administradores destes serviços
devem analisar as requisições de rede e providenciar as devidas liberações
ou configurações."
Ou seja: sobre o funcionamento da rede, se tu tiver proxy, etc etc, não
está *nada na documentação. Se vira aí* pra achar como funciona. Poderiam
pelo menos colocar quais as portas o serviço funciona e quais ips o mesmo
está sendo executado.

Tivemos que adivinhar aqui o range do serpro (161.148.0.0/16) e verificamos
rotas para todos os ips ali contidos. Além de não responderem icmp
(responder icmp request mata, não pode), a porta 443 pelo menos de alguns
desses ip's responde. Agora, saber o que é, ou qual é, ou se tem algo a
mais pra liberar, só na bolinha de cristal.