[caiu] Claro e Heficed/Host1Plus

Alexandre Aleixo | Opticalhost alexandre em opticalhost.com.br
Sexta Março 4 22:36:23 -03 2022


Ahh...

Podes pedir pra Heficed usar uma communitie do AS4230 no anúncio do bloco
191.96.70.0/23 pela Seabone e ver se resolve...

A communitie 4230:62 vai incluir 2 prepends no anúncio que, em tese, só vai
ser lido assim pelo AS4230, que deverá entender que a prioridade da Seabone
é menor pro alcance desse destino.

Daí a Claro deverá escolher outra rota... E então é torcer pra essa outra
rota ser melhor... Rss..

Isso, claro... Se a Heficed tiver muito boa vontade de te ajudar fazendo
"gambiarra"...

Alexandre Aleixo




Em sex., 4 de mar. de 2022 às 22:22, Alexandre Aleixo | Opticalhost <
alexandre em opticalhost.com.br> escreveu:

> Bom, pelos traceroutes que você passou, a falha "inicial" está realmente
> na Claro e não na Heficed.
>
> Do servidor pro cliente a rota fica toda no Brasil.
>
> Ou seja: a Heficed está fazendo o papel dela e encontrando o caminho mais
> curto.
>
> Agora, na rota do cliente pro servidor é a Claro quem está optando por ir
> em Miami pra alcançar o AS da Heficed ( AS61317).
>
> A título de comparação, segue o traceroute pelos meus dois trânsitos:
>
>  C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>
> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
> com no máximo 30 saltos:
>
>   1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.15.1
>   2    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.33.1
>   3    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.31.2
>   4     2 ms     2 ms     2 ms  172.31.255.253
>   5     4 ms     2 ms     7 ms  172.16.0.10
>   6     4 ms     4 ms     4 ms  8.243.53.73
>   7    11 ms    10 ms     9 ms  ae1.3502.edge2.SaoPaulo1.level3.net
> [4.69.220.14]
>   8     8 ms     9 ms     8 ms  TelecomItalia-level3-SaoPaulo1.Level3.net
> [4.68.71.98]
>   9     8 ms    10 ms    10 ms  et1-0-2.sanpaolo2.spa.seabone.net
> [195.22.219.1]
>
>  10     8 ms     8 ms     8 ms  185.100.112.49
>  11     8 ms     8 ms     8 ms  freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>
> Rastreamento concluído.
>
> C:\Users\AlexandreHM-PC>tracert 191.96.70.108
>
> Rastreando a rota para freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
> com no máximo 30 saltos:
>
>   1    <1 ms    <1 ms    <1 ms  192.168.15.1
>   2    <1 ms     1 ms    <1 ms  192.168.33.1
>   3     1 ms     1 ms    <1 ms  1.96.8.189.redel.com.br [189.8.96.1]
>   4     1 ms     1 ms     1 ms  172.30.31.18
>   5     1 ms     1 ms     2 ms  172.30.31.13
>   6     4 ms     5 ms     5 ms  186-211-211-85.commcorp.net.br
> [186.211.211.85]
>
>   7     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>   8     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>   9     *        *        *     Esgotado o tempo limite do pedido.
>  10    12 ms    11 ms    11 ms  ae5-0.core02.spo1.commcorp.net.br
> [201.16.1.93]
>
>  11    12 ms    12 ms    12 ms  as61317.saopaulo.sp.ix.br [187.16.210.159]
>  12    12 ms    12 ms    12 ms  freeman.hldm-br.net [191.96.70.108]
>
> Rastreamento concluído.
>
> C:\Users\AlexandreHM-PC>
>
> Ou seja... Tudo ok nesses outros 2 trânsitos...
>
> Daí pra Heficed resolver, só se reduzissem a prioridade da Seabone pro
> anúncio do bloco 191.96.70.0/23 e colocassem uma prioridade maior pra
> outro peer...  mas... É "gambiarra" pra resolver um problema que não é
> gerado por eles.
>
> E infelizmente, o suporte a nível de rota assim, pela NET/CLARO, sendo
> cliente de banda larga, é bem complicado de se conseguir...
>
> Talvez uma solução seja pedir pra Heficed tentar fazer peer com o AS4230
> pelo PTTSP.
>
> Ambos ASs tem presença no PTTSP, mas não fazem peering.
>
> Mas... Sinceramente? Procura um provedor local da região do seu cliente
> que tenha dois bons trânsitos e presença no PTT...  E sugere pra ele fazer
> a troca...
>
> Alexandre Aleixo
>
>
>
>
> Em sex., 4 de mar. de 2022 às 20:03, Rafael Alves via caiu <
> caiu em eng.registro.br> escreveu:
>
>> Olá,
>>
>> Há mais ou menos 1 mês venho tendo problemas de roteamento entre a Claro
>> e o provedor Heficed. O caminho de retorno vêm sendo feito através da TI
>> Sparkle, que está fazendo passar pelos Estados Unidos antes de chegar ao
>> provedor. Tentei diversos contatos, como falar com a própria Heficed
>> onde me insistiram "até a morte" dizendo que não poderiam fazer nada e
>> que apenas a Claro poderia solucionar, além de eu ter tentado diversos
>> emails da Claro sendo que nenhum me retornou até o momento.
>>
>> Lado cliente -> servidor:
>> https://i.imgur.com/AIzGMQV.png
>>
>> No lado servidor -> cliente está o seguinte:
>>
>> Start: 2022-01-30T20:27:00-0300
>> HOST: freeman Loss%   Snt   Last   Avg  Best  Wrst StDev
>>    1. AS61317  standard.partnerwhorl.org
>> (154.16.57.3)                        0.0%   100    0.6   2.4 0.2  62.8
>> 9.6
>>    2. AS3356 8.243.152.21 0.0%   100    0.7   2.0   0.5  26.9   3.7
>>    3. AS3356   ae2.3602.edge2.SaoPaulo1.level3.net
>> (4.69.220.18)              0.0%   100    0.7   3.4   0.4  25.5 5.7
>>    4. AS4230   ebt-B56-agg03.spomb.embratel.net.br
>> (200.211.219.13)           0.0%   100  111.5 111.3 111.1 111.7 0.2
>>    5. AS4230   ebt-H1-2-0-3-tcore01.spo.embratel.net.br
>> (200.230.243.35)      0.0%   100  107.4 111.3 107.4 115.3   2.3
>>    6. AS4230   ebt-B1111-tcore01.cas.embratel.net.br
>> (200.230.252.129)        0.0%   100  108.0 111.6 107.8 115.6   2.3
>>    7. AS4230   ebt-H0-5-0-0-uacc02.cas.embratel.net.br
>> (200.244.212.167)      0.0%   100  113.0 113.1 112.7 114.5   0.5
>>    8. AS4230   netservicos-B1000-uacc02.cas.embratel.net.br
>> (189.16.179.22)   0.0%   100  112.3 112.8 112.0 123.2   2.0
>>    9. AS28573  c937ebc6.virtua.com.br
>> (201.55.235.198)                        0.0%   100  112.6 112.5 111.8
>> 117.4   0.7
>>   10. AS??? ??? 100.0   100    0.0   0.0   0.0   0.0   0.0
>>
>>
>> Há alguém do NOC da própria Claro nessa lista que possa dar uma olhada
>> no problema? Sou um usuário final e estou meio que num beco sem saída
>> aqui, peço perdão pelo "desabafo" e pelo incômodo na lista.
>>
>>
>> Tentei contato nos seguintes emails:
>>
>> virtua em virtua.com.br
>> abuse em virtua.com.br
>> NocBrasil.Monitoracao em claro.com.br
>> engenharia.virtua em net.com.br
>> carlos.alberto em claro.com.br
>> Diniz.Martins em claro.com.br
>> ed.paro em claro.com.br
>>
>> Todos enviados de um domínio próprio que possuo.
>>
>>
>> Best Regards,
>> Rafael Alves.
>>
>> _______________________________________________
>> caiu mailing list
>> caiu em eng.registro.br
>> https://eng.registro.br/mailman/listinfo/caiu
>>
>>
>> --> PARA SAIR DA LISTA SIGA AS INSTRUÇÕES em:
>>
>> https://eng.registro.br/mailman/options/caiu
>>
>


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