[caiu] Facebook - Baixa performance

Alexandre J. Correa (Onda) alexandre em onda.net.br
Qui Jul 27 04:27:27 BRT 2017

Reportei ao Facebook problemas com perda de pacotes para a rede 31.x.x.36 !!

Me pediram uma série de laudos, dumps e tudo mais. Nesse momento me faz
pensar o seguinte:

Eles estão transferindo o problema para os ISP´s em geral, cliente
reclama que só facebook não carrega nada direito, a equipe de rede
precisa mover uma energia para entregar tudo mastigado ao facebook para
que eles INICIEM uma avaliação do problema DELES (facebook).

Fiz um teste durante a semana passada, fiz forward da zona facebook.com
para um DNS open não google (gigadns), que por lá sou atendido pela rede
157.x.x.x.35 (mesma latência do 31.x.x.36), o problema simplesmente SOME
(no meu report ao Facebook mencionei isto). Mas hora ou outra com essa
mudança de trafego que eles fazem, passamos a ser servidos pela
31.x.x.36 novamente.

Não vou mencionar 'boicote' porque seria surreal a ideia, mas é evidente
que o problema é deles.

Nessa hora, começa a fazer sentido aqueles projetos e ideias de que os
geradores de conteúdo também deveriam pagar .....