[caiu] ELETRONET DOWN

Rogerio Mariano rsouza.rjo em gmail.com
Qua Dez 13 20:54:29 -02 2017

Boa noite pessoal !

Eu queria apenas ajudar a esclarecer alguns pontos no que diz respeito a
estrutura/infraestrutura das Web-Scales (CDNs) em detrimento ao que foi
comentando pelos nobres colegas.

Quem acompanha o LACNOG sabe o que por lá é um ambiente que estão todos os
principais IXPs da America Latina (vide http://www.lac-ix.org/) e as
Web-Scales (Facebook, Google, Netflix, Akamai, Amazon, CloudFlare, Apple,
Microsoft) e entre vários assuntos falados no ultimo evento no Uruguai de
forma informal, a questão de saturação/ampliação de infra-estrutrura das
Web-Scales por aqui foi comentada...

Pois bem, tirando o Google que tem um Datacenter "puro" e próprio (não
colocation ou shared) no Chile em Quilicura (vide
https://www.google.com/about/datacenters/inside/locations/quilicura/),
todas as outras Web-Scales (CDNs) e além do próprio Google atendem o Brasil
com um sistema de Interconexão e SFI através de* "Edge POPs"*. Entendam que*
a coisa mais complexa na engenharia de rede é estimar demanda *e vários
fatores contribuem para a atual situação no que inclui uma taxa monstruosa
de crescimento de 27% ao ano dos ISPs regionais pegaram todas as Web-Scale
de surpresa. Então sim, elas estão saturadas e ampliar infraestrutura não é
rápido, não se trata apenas de ampliar uma SIP ou uma LC de um Cisco ASR
9922 ou uma FPC de um Juniper MX2020 ou lambdas em um Ciena 6500. Vocês
acham que demora quanto tempo um Projeto + Deploy de um sistema de cabo
submarino intercontinental ?  Sim, todos vocês dependem deles se querem
conteúdo, CDNs são apenas para otimizar, um IXP (como o IX.br) é apenas
para melhorar a interconexão, uma vez que os Datacenters dessas Web-Scales
estão fora do Brasil,  um processo de DCI (conexão entre Edge POPs to DC ou
DC-DC) depende do sistema submarino. Dito isso, a saturação das Web-Scales
ainda deva continuar de forma breve e lembrem-se, IX é apenas um item da
equação, o provedor deve buscar o conteúdo (por transito, transporte, fibra
apagada, etc..) seja onde for para os seus usuários e cumprir seus
respectivos SLAs. O provedor deve buscar o conteúdo da melhor maneira
possível sem depender da Web-Scale ou IX.br ou em qualquer outro tipo de
IXP ou NAP.

Abaixo um link que explica um pouco esse contexto de "Edge POP".

http://cs.unc.edu/xcms/wpfiles/50th-symp/Moorthy.pdf

Abraços,
RM