[caiu] Boletos falsos brregistro.org

Fábio Hernandes fabio em hernandes.eti.br
Sábado Fevereiro 27 09:57:45 BRT 2016

Enquanto houver gente desatenta e desinformada, os golpes continuarão com
muito sucesso. Qualquer cadastro que fazemos, em qualquer lugar, pode ter
certeza que os dados serão compartilhados/vendidos/roubados/acessados.

Todo ano recebo um boleto de um sindicato que não conheço. Esse ano a
correspondência veio em um envelope do CREA-SP, com remetente da
inspetoria, uma carta de apresentação das mudanças que o CREA está
realizando, e um boleto da entidade nada a ver com minha área de atuação.

Há alguns anos fiz um cadastro não lembro do que no CREA-MG, e logo em
seguida comecei a receber emails de empresas prestadoras de serviço e
oferta de cursos relacionados à área de engenharia. Essas empresas de
"alguma forma" tiveram acesso aos meus dados, pois o contato cadastrado era
exclusivo para o CREA-MG.

Quando abri uma MEI em 2012, uma semana depois já recebi um boleto 'falso'
também, e continuo recebendo. Obviamente meus dados são compartilhados com
alguma quadrilha (além do governo é claro). Imagine se 0,5% dos 6 milhões
de MEI pagar esse boleto, quanto essa gente fatura?

Busquei orientação jurídica mas como eu não pago nenhum deles, não é
possível fazer nada, já que qualquer um pode enviar boleto sob qualquer
pretexto. Eu precisaria primeiro pagá-los para depois entrar com uma ação,
e provar que o valor é indevido.

É intrínseco do brasileiro querer sempre levar vantagem (lei de Gerson), e
também é a falta de atenção e informação. Conheço alguns que pode mandar
boleto de qualquer coisa que, se chegar no financeiro, vai ser pago na data
de vencimento. Sem questionamento.

--
Fábio R. Hernandes
Fone: (17) 99643 6715