[caiu] PTT RJ

Provedor Bogus provedorbogus em gmail.com
Terça Outubro 13 12:39:48 BRT 2015

Nós temos GGC, Akamai e pedimos ao Flávio que nos enviasse um OpenConnect
porque o tráfego chegou ao pico de 13 Gbps no lançamento de Narcos.

O GGC (versão 1, ainda não ativamos o node 2 com discos de 4 TB), dá 50% de
economia em horário de pico. Isso representa algo em torno de 3 Gbps. Ou
seja, ainda preciso de 3 Gbps só pra Google.
Akamai não tem um tráfego muito grande. Picos de 2 Gbps com o cache
consumindo 400 Mbps.
Se a Netflix saísse do IX, seguramente eu precisaria de 6 Gbps só pra ela.
Vamos arredondar pra facilitar as contas, uns 12 Gbps pra eu viver
tranqüilo sem o IX.

Se comprar o mega barato (de backbone profissional, não de
semi-operadoras), digamos a R$ 10 com impostos, isso seria um acréscimo de
mais R$ 120 mil por mês nos nossos custos, fora o que já pagamos atualmente.

Mas é aquilo, vida de pequeno provedor, com caixa apertado porque não
fazemos dívida e todo investimento sai da nossa conta no banco.

Estou certo que para empresas grandes, com uma margem de lucro de
operadoras, formas diferentes de financiamento (debêntures, dinheiro de
bancos internacionais, etc), essas contas são muito fáceis de serem
absorvidas porque R$ 120 mil vira dinheiro de pinga e fica fácil botar a
cabeça no travesseiro se o IX for desativado. Obviamente, não é o nosso
caso.

Minhas mais sinceras congratulações aos colegas que estão em uma posição
financeira mais privilegiada que a nossa...