[caiu] PTT-SP PIXs Saturados

Pedro Alves pedroalves em moebius.com.br
Quarta Maio 7 12:59:50 BRT 2014

Vitor,

    O NIC vem fazendo um grande trabalho para ampliar a capacidade da
rede. Eu acompanho
a energia e investimentos que eles estão colocando em posicionar o Rio
de Janeiro em excelência.

Hoje já existem vários pontos de interconexão. O Teleporto é só mais um.
Um promissor polo
é a Alog2 em Del Castilho. Tem também a Level3, a Alog 1 em Botafogo e
outros.

Vejo muitos reclamando de preços no Teleporto mas de fato lá não é o
lugar mais barato para
os pequenos, a menos que se juntem para comprar em conjunto.

Para organizar a bagunça em que o Teleporto se tornou agora qualquer
cabo lançado deve pagar
ao condomínio 200 pratas por mês. Alguem que tem um backbone de 100
megas pode ter
eventualmente, 40% de interesse de tráfego para PTT Rio e vai iniciar
com custo de 5 R$/mega só
pelo direito de passagem de cabo. Não há nada que o NIC possa fazer a
respeito....

Antes de pensar fazer um "task force" para construir uma rede de fibra de
20 km sendo parte do percurso por galerias subterrâneas, acho que
deveria simplesmente juntar
forças para comprar coletivamente e baixar os custos.... Acho mais
produtivo, e volto a falar existem
vários pontos de interconexão e estamos ligando empresas de Del
Castilho, em Botafogo,
São Cristovão, etc...

Um Abraço