[caiu] 512K routes

Rubens Kuhl rubensk em gmail.com
Quarta Agosto 13 18:19:25 BRT 2014

> Já que falou em FIB Compilada...
> Outra pergunta, também tosca!
>
> Puxando um gancho que vivenciei esses dias,
> e também uma técnica que vem sendo abordada em openflow:
> Presumo eu que essas rotas vão para a TCAM sumarizadas e limpas, certo?

Basicamente sim, mas o algoritmo de compilação valoriza também tempo de
processamento, então ele não dá necessariamente a melhor resposta possível,
e sim aquilo que é factível num tempo pequeno.

> Ou seja:
> Um /23 que vira dois /24, sendo o primeiro /24 pelo mesmo caminho do /23 e
> o segundo /24 forçado por outro caminho.
> Isso vira duas ou três entradas na TCAM?

Três. Eu pelo menos não consegui montar só com os bits 0/1/don't care algo
para ter só duas entradas... mas elas teriam a mesma máscara, então em
arquiteturas com valor/máscara em bancos separados gastaria uma máscara só,
apesar de serem 3 valores.

> Talvez a pergunta que deve-se ser feita é
> Quanto a TCAM é diferente da FIB?

Há comandos para mostrar a composição da TCAM de ACL/QoS, não sei se tem
para a TCAM de roteamento...

Rubens