[caiu] Fwd: Re: [Membros-sp] NIC.br/PTT.br - Sao Paulo - 20131204 Evento/Event

Rafael Cresci rafael em cresci.com.br
Sexta Dezembro 6 07:39:47 BRST 2013

>Se compararmos o preço do mega nos EUA e aqui, realmente não dá pra
>entender o porquê de uma disparidade tão absurda, mesmo considerando o
>Custo Brasil. Talvez essa distorção possa explicar parte disso.

Tendo feito cotações recentemente, posso dizer que nosso preço, sem impostos, já está se aproximando bastante do americano com era há uns 4-5 anos atrás. A diferença está praticamente nos impostos.

Recentemente andei vendo valores na faixa de R$ 30/Mbps, ou seja, US$ 13 a 15. Essa é mais ou menos a faixa de preço atual para low commits (de 100M até <1Gbps) nos EUA para upstreams como Cogent (que é vagabunda e cobra $10) ou Level3/NTT/Savvis/qq carrier que não seja daqueles Tier1 monopolistas como AT&T.
Acima do gigabit consegue-se algo menorzinho na faixa dos US$ 5-8/Mbps (para os mesmos carriers decentes) e mesmo na faixa dos US$ 2 para os carriers mais agressivos como Hurricane e Cogent. E acima dos 10G, aí é a festa, tem de US$ 0.35 a US$ 0.70/Mbps.

Óbvio, estou falando de Tier 2s nos EUA e de não-operadoras no Brasil. As operadoras nacionais (e os datacenters ao vender o próprio mix, por mais idiossincrático que isto possa parecer) ainda estão cobrando R$ 80-250 por Mbps.